Buscar
  • Gabriel Almeida

Vantagens da virtualização. Por que virtualizar?


Virtualização é o processo de criar uma representação baseada em software (ou virtual) de algo, em vez de um processo físico. A virtualização pode se aplicar a aplicativos, servidores, armazenamento, desktops e redes, é a maneira mais eficaz de reduzir as despesas de TI e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a agilidade para empresas de todos os portes.

Garantindo a segurança e disponibilidade das suas informações

É possível definir permissões ao usuário no ambiente de gerência, definindo no que ele pode ou não mexer. Esse acesso é feito via autenticação no AD (Active Directory) ou pela própria interface do sistema, que possui uma criptografia para proteger seus dados de acesso.

Devido a centralização de informações, é possível restringir o acesso aos servidores, assim protegendo seu ambiente de problemas físicos, ou seja, nenhum usuário vai conseguir desconectar seu host e levá-lo embora (Parece cômico, mas essa prática é bem comum).

Com features de disponibilidade, é possível manter o ambiente no "ar" 24 horas por dia, 7 dias na semana, 365 dias no ano. A VMware possui em seu sistema o "High Availability", essa função permite a replicação imediata de suas máquinas virtuais para outro servidor em caso de emergência.

Reduzindo custos

Depreciação e manutenção do hardware: O custo de depreciação e manutenção do seu parque é reduzido, isso acontece pois a virtualização proporciona uma redução significativa no seu ambiente físico.

Licenciamento de software: O modelo de licenciamento é feito por número de hosts ou núcleos de processadores. Com a redução no número de servidores e desktops, o custo de licenciamento é reduzido em grande escala.

Consumo energético: Com a redução em grande escala de hardware, há menor consumo energético, pois há menos fontes ligadas e o sistema de refrigeração pode ser redimensionado. Há casos de sucesso que registraram uma redução de 97% no consumo energético.

Ambiente físico: Devido à redução de equipamentos (rack, servidores, desktops e ar-condicionado), há uma menor ocupação do espaço físico, assim podendo designar novas funções para salas vazias.

Eficiência e Produtividade: Com a virtualização, o departamento técnico consegue gerenciar melhor o ambiente de TI da sua empresa, assim designando seu tempo para outros problemas. Com um ambiente físico menor e uma gerência mais eficaz, os chamados caem drasticamente e o tempo de atendimento é reduzido.

Por que virtualizar?

Praticidade em ambientes de homologação: É bem comum que usuários criem ambientes de testes para novas aplicações ou desenvolvimento. Com o ambiente virtual, é possível criar uma VM (Virtual Machine) e após seu uso, descartá-la. Nesse caso, não há ocupação de hardware e há maior mobilidade para o projeto de teste.

Suporte eficiente: Um analista de suporte é responsável por diversas máquinas físicas e servidores. Com a virtualização, os números de hosts físicos caem em grande escala, ao realizar a integração da interface de gerência da VMware (vCenter), é possível que o analista controle todo o ambiente com maior produtividade e facilidade.

Migração de servidores: Vamos supor que sua empresa comprou um novo servidor, é necessário fazer toda migração das aplicações e dados do servidor antigo para o novo. Com a virtualização é possível realizar esse procedimento de maneira rápida, efetiva e segura.

Alta disponibilidade: A VMware oferece diversas ferramentas que garantem seu ambiente no ar 24x7x365. (Consulte mais informações clicando aqui).

Para conhecer um pouco mais sobre soluções de virtualização VMware, entre em contato conosco!


0 visualização

VAMOS EM FRENTE JUNTOS

Siga a FullBP

  • LinkedIn - White Circle
  • White Facebook Icon

Ligue para a FullBP! (11) 2893-5568

Site versão 3.5 - Gabriel Almeida

Rua Bom Pastor, 2224 - Sala 1301. Ipiranga - São Paulo/SP - Brasil

CEP 04203-002