top of page

Vantagens da virtualização. Por que virtualizar?


Virtualização é o processo de criar uma representação baseada em software (ou virtual) de algo, em vez de um processo físico. A virtualização pode se aplicar a aplicativos, servidores, armazenamento, desktops e redes, é a maneira mais eficaz de reduzir as despesas de TI e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a agilidade para empresas de todos os portes.

Garantindo a segurança e disponibilidade das suas informações

É possível definir permissões ao usuário no ambiente de gerência, definindo no que ele pode ou não mexer. Esse acesso é feito via autenticação no AD (Active Directory) ou pela própria interface do sistema, que possui uma criptografia para proteger seus dados de acesso.

Devido a centralização de informações, é possível restringir o acesso aos servidores, assim protegendo seu ambiente de problemas físicos, ou seja, nenhum usuário vai conseguir desconectar seu host e levá-lo embora (Parece cômico, mas essa prática é bem comum).

Com features de disponibilidade, é possível manter o ambiente no "ar" 24 horas por dia, 7 dias na semana, 365 dias no ano. A VMware possui em seu sistema o "High Availability", essa função permite a replicação imediata de suas máquinas virtuais para outro servidor em caso de emergência.

Reduzindo custos

Depreciação e manutenção do hardware: O custo de depreciação e manutenção do seu parque é reduzido, isso acontece pois a virtualização proporciona uma redução significativa no seu ambiente físico.

Licenciamento de software: O modelo de licenciamento é feito por número de hosts ou núcleos de processadores. Com a redução no número de servidores e desktops, o custo de licenciamento é reduzido em grande escala.

Consumo energético: Com a redução em grande escala de hardware, há menor consumo energético, pois há menos fontes ligadas e o sistema de refrigeração pode ser redimensionado. Há casos de sucesso que registraram uma redução de 97% no consumo energético.

Ambiente físico: Devido à redução de equipamentos (rack, servidores, desktops e ar-condicionado), há uma menor ocupação do espaço físico, assim podendo designar novas funções para salas vazias.

Eficiência e Produtividade: Com a virtualização, o departamento técnico consegue gerenciar melhor o ambiente de TI da sua empresa, assim designando seu tempo para outros problemas. Com um ambiente físico menor e uma gerência mais eficaz, os chamados caem drasticamente e o tempo de atendimento é reduzido.

Por que virtualizar?

Praticidade em ambientes de homologação: É bem comum que usuários criem ambientes de testes para novas aplicações ou desenvolvimento. Com o ambiente virtual, é possível criar uma VM (Virtual Machine) e após seu uso, descartá-la. Nesse caso, não há ocupação de hardware e há maior mobilidade para o projeto de teste.

Suporte eficiente: Um analista de suporte é responsável por diversas máquinas físicas e servidores. Com a virtualização, os números de hosts físicos caem em grande escala, ao realizar a integração da interface de gerência da VMware (vCenter), é possível que o analista controle todo o ambiente com maior produtividade e facilidade.

Migração de servidores: Vamos supor que sua empresa comprou um novo servidor, é necessário fazer toda migração das aplicações e dados do servidor antigo para o novo. Com a virtualização é possível realizar esse procedimento de maneira rápida, efetiva e segura.

Alta disponibilidade: A VMware oferece diversas ferramentas que garantem seu ambiente no ar 24x7x365. (Consulte mais informações clicando aqui).

Para conhecer um pouco mais sobre soluções de virtualização VMware, entre em contato conosco!


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page