top of page

TI como aliada da área financeira.


Diariamente estamos acompanhando o cenário econômico brasileiro e percebendo que as projeções não são muito otimistas. Os juros continuam elevados, o índice do desemprego aumentou e a inflação também.
As organizações estão buscando alternativas para voltarem a vender mais, aumentarem a margem de lucro e driblarem o momento econômico do país. Qualquer deslize nesse momento pode colocar em risco a sobrevivência da companhia e acabar com o fôlego existente para dar a volta por cima.
No departamento de Finanças, o controle do planejamento financeiro deve ser preciso. Não é o momento de “chutar” estimativas de vendas e faturamento. Qualquer falha no processo pode ser fatal. Por isso, o momento é de revisar os processos internos e planejar o passo a passo com muito cuidado e atenção.
Normalmente, são tantas informações e dados para serem analisado que fica difícil saber por onde começar. Uma boa dica é iniciar revendo as soluções de tecnologia que são utilizadas dentro da sua companhia para apoiar o departamento financeiro.
Durante muito tempo, a área de TI e Finanças caminharam separadamente dentro de uma mesma corporação. Finanças sempre enxergou a TI como um gasto, muitas vezes, desnecessário e de valor muito elevado.
Porém, há algum tempo essa imagem mudou. A TI deixou de ser reconhecida apenas como uma área técnica dentro de uma corporação e os CIOs estão ganhando representatividade dentro da companhia. Isso aconteceu, principalmente, quando os CFOs começaram a perceber o valor da colaboração entre as áreas de TI e Finanças.
De acordo com uma pesquisa global realizada pela consultoria norte-americana Robert Half com cerca de dois mil CFOs de 14 países, sendo 100 brasileiros, as iniciativas em Big Data e a implantação de novos sistemas foram fatores que contribuíram para o crescimento da colaboração entre os departamentos.
A análise estruturada das informações, associada ao acompanhamento dos indicadores da companhia, aumenta a competitividade da empresa, ajudando a melhorar a performance dos negócios e proporciona aos líderes uma tomada de decisão certeira.
Planejar o investimento da tecnologia da informação é uma medida imprescindível para o crescimento do negócio e para a padronização dos processos. Antes de planejar as vendas, invista em uma solução de Data Discovery que faça uma análise preditiva do cenário, além da simulação e projeções de vendas. Evite erros no planejamento e invista no crescimento do seu negócio.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page