3 Fundamentos para otimizar a gestão de estoque em época de crise.


Gerenciar de forma eficiente o estoque é uma atividade que requer muito planejamento e análise para que não ocorram perdas financeiras. Em momento de crise econômica, quando as vendas caem e os produtos tendem a ficar encalhados, o desafio se torna ainda maior.

No segmento varejista, por exemplo, de acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), será a primeira vez que o comércio deverá registrar queda de 4,1% nas vendas de Natal.

Com essa previsão desanimadora, surge a preocupação do que fazer com o estoque que já está acumulado por conta do mau desempenho comercial dos últimos trimestres.

Confira abaixo três importantes fundamentos que devem ser aplicados por organizações de qualquer segmento para otimizar a gestão do estoque e evitar perdas.

Analise o comportamento de cada item do seu mix

Uma grande armadilha que pode prejudicar o gerenciamento do estoque é se basear somente na experiência passada para definir o mix de produtos ou ainda confiar em um único fator, como a sazonalidade, por exemplo. Para evitar desperdício e falta de giro de produtos, é necessário investir numa análise consistente de informações, entender contextos e tirar conclusões que ajudem na melhor composição de estoque. Uma solução de Business Intelligence pode ajudar a fazer esse mapeamento de dados e possibilitar uma tomada de decisão certeira.

Entenda o perfil do seu cliente

Hoje em dia, é possível conhecer profundamente o consumidor. As ferramentas analíticas permitem mapear informações que indicam, por exemplo, a época do ano que cada cliente costuma comprar mais, suas preferências, ticket médio de compra e etc. Com essas informações em mãos é possível criar estratégias de promoções personalizadas para liquidar o estoque excedente. Cada vez mais, o cliente está em busca de um atendimento individualizado. Utilize a riqueza de dados que tem a sua disposição para desenvolver campanhas promocionais e de fidelização.

Planeje a compra

Ao conhecer profundamente o comportamento de venda de cada item do seu mix de produtos e também o perfil do seu cliente, é possível realizar uma gestão inteligente do estoque, melhorar os processos de logística e a negociação com os fornecedores. Fazer a compra planejada e com base em dados consistentes, evita o acúmulo desnecessário de produtos e reduz os custos da organização. Saber quando e quanto deve comprar de cada fornecedor ou produzir de cada produto é um diferencial que ajuda a manter o equilíbrio do estoque.

Para uma gestão eficiente de estoque vale a pena contar com o apoio de uma plataforma analítica para obter informações sobre as tendências de vendas e, dessa forma, aumentar as margens de lucro, evitando acúmulo de produtos.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.

VAMOS EM FRENTE JUNTOS

Siga a FullBP

  • LinkedIn - White Circle
  • White Facebook Icon

Ligue para a FullBP! (11) 2893-5568

Site versão 3.5 - Gabriel Almeida

Rua Bom Pastor, 2224 - Sala 1301. Ipiranga - São Paulo/SP - Brasil

CEP 04203-002