VAMOS EM FRENTE JUNTOS

Siga a FullBP

  • LinkedIn - White Circle
  • White Facebook Icon

Ligue para a FullBP! (11) 2893-5568

Site versão 3.5 - Gabriel Almeida

Rua Bom Pastor, 2224 - Sala 1301. Ipiranga - São Paulo/SP - Brasil

CEP 04203-002

5 maneiras de controlar a gestão financeira e combater a desaceleração econômica.

November 5, 2015

 

A desaceleração da economia brasileira está impactando negativamente diversas organizações no país e isso não é novidade. Infelizmente, muitos setores que estavam em progresso, antes do atual momento econômico, estão perdendo rentabilidade e precisando comprovar que os planos continuam dentro do que foi planejado anteriormente.

 

Ao pensar friamente, o “X” da questão pode ser exatamente esse: seguir o que foi planejado, mesmo diante de um mau momento macroeconômico.

 

Quando uma situação imprevista e incontrolável, como uma crise econômica, atinge o desempenho financeiro de uma corporação, é hora de analisar e identificar o que é possível fazer para corrigir rotas e buscar alternativas para um novo crescimento.

 

Na área financeira, essa revisão do caminho é fundamental. Para ajudá-lo a organizar a gestão financeira da sua empresa, reunimos cinco pontos importantes.

 

 

Conheça seu cliente
 

No ritmo acelerado dos negócios, muitas vezes, acabamos esquecendo de observar um público essencial: nossos clientes. Entender o comportamento do consumidor, identificar suas preferências e desejos, assim como mapear seu perfil financeiro são iniciativas úteis para aumentar as vendas e se proteger contra a inadimplência. Hoje em dia, existem ferramentas de inteligência inovadoras e capazes de entregar essas informações para as empresas. Dedique um tempo para conhecer melhor seu cliente e oriente a equipe comercial e de marketing a fazer o mesmo.  

 

Mapeie a oferta
 

Com o budget apertado, torna-se muito importante compreender o comportamento de venda da sua oferta. Independente da variedade de sortimentos, vale à pena identificar os produtos que são mais ou menos vendidos. Com isso, é possível mapear também a margem de perda. Muitas vezes, replanejar a oferta é uma saída certeira para um novo crescimento e redução de orçamento.

 

Reforce o controle financeiro
 

O sucesso de uma corporação depende de uma gestão transparente e do controle acirrado de custos e gastos. É indiscutível a importância de uma gestão financeira bem sucedida para a saúde do negócio. Porém, reavalie qual a periodicidade que está controlando seu planejamento financeiro. Em momentos de dificuldade, a gestão financeira deve ser feita até mesmo em tempo real. É preciso estar atento a todos os indicadores e avaliar o desempenho operacional a todo momento.

 

Alguns erros são passíveis de serem evitados quando há um controle mais rígido.

 

Compartilhe a informação
 

Informação parada é perda de tempo e, na maioria das vezes, também de dinheiro. É preciso motivar toda a equipe a analisar os dados e pensar em estratégias inovadoras. Uma forma de facilitar isso pode ser eleger um ou dois profissionais de cada departamento para ficarem responsáveis pela análise de informações. O potencial de ideias para melhorar o negócio aumenta quando a solução é pensada em conjunto. A responsabilidade de dar a volta por cima e driblar a crise é de todos. Motive as equipes.

 

Use a tecnologia a seu favor
 

Com a utilização de uma Plataforma de Business Intelligence (BI), Analytics e Data Discovery é possível acessar dados e cruzar com as informações internas. A Plataforma permite avaliar cenários, fazer projeções, simular situações e até mesmo realizar análises preditivas. Aprimore sua utilização e alcance um desfecho positivo para o desempenho financeiro e operacional da sua organização.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

4 passos para o sucesso de marketing e vendas com menor budget.

November 4, 2015

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square