VAMOS EM FRENTE JUNTOS

Siga a FullBP

  • LinkedIn - White Circle
  • White Facebook Icon

Ligue para a FullBP! (11) 2893-5568

Site versão 3.5 - Gabriel Almeida

Rua Bom Pastor, 2224 - Sala 1301. Ipiranga - São Paulo/SP - Brasil

CEP 04203-002

Secretaria da Fazenda do Distrito Federal faz investimento em QlikView.

November 17, 2015

 

 

Com o QlikView , a Secretaria da Fazenda do Distrito Federal aperfeiçoa o controle da gestão pública candanga e ganha agilidade e tempo para focar em ações estratégicas. Buscar e administrar os recursos financeiros, formular e implementar políticas que garantam a justiça fiscal, equilibrar as contas públicas e desenvolver ações governamentais em benefício da sociedade brasiliense são algumas das responsabilidades da SEF-DF(Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal). É para facilitar esse trabalho que foram investidos hum milhão e setecentos e cinquenta mil reais em serviços de Business Intelligence da plataforma de Data Discovery Qlik.
 
De acordo com o subsecretário de TI da SEF-DF, Nélio Lacerda Wanderlei, a ferramenta de Data Discovery, QlikView, isentou a sua subsecretaria não só de uma alta carga de trabalho para produção de relatórios, como também do descrédito gerado em outras áreas, devido a demora ou não atendimento de suas demandas. Isso porque, anteriormente, o gerenciamento de dados estratégicos – análise, cruzamento e organização, era realizado por meio de aplicações desenvolvidas de acordo com a necessidade do momento. No entanto, por conta das dificuldades inerentes ao ciclo tradicional da produção de software, aliada às constantes demandas de alterações de relatórios, ocasionavam atrasos recorrentes na produção dessas informações gerenciais para os diversos setores estratégicos da SEF-DF e do Governo do Distrito Federal. Além dessas restrições no que se refere aos relatórios gerenciais, a dimensão das bases de dados produzidas pelo atual estágio da administração tributária (Nota Fiscal eletrônica, Livro Fiscal Eletrônico, entre outros) geram desafios ao cruzamento e tratamento desses dados que não vinham sendo atendidos pelas soluções tradicionais.
 
A primeira aquisição aconteceu em 2012, o resultado dessa compra foi de 180 licenças de uso e 03 licenças para equipamentos de servidores, treinamento de equipe e serviço de suporte, o qual é mantido até o momento. Por meio do dashboard interativo proporcionado pelo QlikView são gerados relatórios estratégicos disponíveis no momento em que for necessário, sendo estes personalizados e confidenciais para cada área específica, sem a necessidade de passar pelo ciclo tradicional de desenvolvimento de software. Na maioria das vezes os painéis do QlikView são produzidos pelos próprios usuários das diversas áreas negociais da SEF-DF, com baixo envolvimento da equipe tradicional de TI. No projeto inicial da SEF-DF foram desenvolvidos 34 painéis, disponíveis na web, com dados do órgão como arrecadação agregada e individualizada do estado, tributos a serem pagos e recebidos, gastos públicos, orçamentos, dívidas ativas, entre outros.
 
Providas de informações atualizadas e assertivas para a tomada de decisões e desenvolvimento de planejamentos, foram beneficiados os seguintes setores governamentais distritais: Subsecretaria da Receita, Secretaria de Planejamento e Gestão, Subsecretaria do Tesouro, Controladoria do DF, Gabinete do Governador, Ministério Público, Tribunal de Contas, Vara de execuções do Tribunal de Justiça e ainda há a pretensão de que o projeto se estenda à Procuradoria Geral do DF.

“A melhoria do controle dos gastos públicos, com os dados e gráficos comparativos do BI, assim como o avanço no tratamento de Big Data como insumo à fiscalização tributária, foram de extrema importância para a atual gestão da Secretaria e do GDF. Com o investimento na plataforma de BI a TI da SEF-DF pode se dedicar a outros assuntos estruturais sem se preocupar com a produção de relatórios. Por fim, afirmo que o tempo gasto para a produção de informações estratégicas com a utilização do QlikView diminuiu drasticamente” ressaltou Lacerda.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

4 passos para o sucesso de marketing e vendas com menor budget.

November 4, 2015

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square