top of page

Quadrante Mágico do Gartner 2016.


Na semana do dia 08/02/2016 o Gartner liberou a divulgação do Quadrante Mágico 2016 relacionado a Business Intelligence. O relatório aponta uma tendência de migração da decisão de compra de soluções de BI - antes controlada exclusivamente pela área de TI - para as áreas de negócios devido a crescente facilidade de uso e independência criada pelos softwares. Gartner

O Gartner é uma empresa reconhecida mundialmente pela qualidade de suas informações e pelo compartilhamento de seus relatórios que mostram a posição de cada concorrente, com base nos critérios de capacidade de execução de cada fornecedor, juntamente com seus pontos fortes e fracos, sobre o mercado analytics e business intelligence, dentre outros segmentos. Transformação

Nos últimos anos a decisão de compra de plataformas de BI e análise de dados migraram gradualmente da área de TI para as áreas de Negócio, a medida que os requisitos de gerenciamento centralizado, governança e escalabilidade foram contrabalanceados pela agilidade e autonomia do usuário. A evolução e a sofisticação dos auto-serviços de preparação de dados e descoberta disponíveis no mercado mudaram o foco dos compradores no mercado de BI e Plataformas de Dados. Através de ferramentas de acesso fácil e uma grande gama de processos de análises de dados que não requerem envolvimento significativo da TI para preparar previamente as informações para análise.

Principais Mudanças

Dentre as previsões apontadas na pesquisa, os principais pontos são que até 2018 a maioria dos usuários de negócios e analistas terão acesso a erramenta de BI self-service (Como o QlikSense) para criar análises com liberdade, demonstrando a evolução das plataformas modernas de B.I. que apresentam governança, descoberta de dados e o desenvolvimento da linguagem natural para criação de indicadores e gráficos.

Outro fato importante foi o rebaixamento de importantes players de mercado como a SAS, SAP, MicroStrategy, e IBM, juntamente com a retirada da Oracle da lista.

Apenas 3 fornecedores permaneceram no quadrante de líderes de mercado, a Qlik, pelo 6° ano consecutivo, Tableau e a Microsoft.

Como acontece a avaliação

Infraestrutura

  1. Administração da Plataforma de BI

  2. Nuvem BI

  3. Segurança e Administração de Usuários

  4. Conectividade com Fonte de Dados

Gestão de Dados

  1. Governança e Gestão de Metadados

  2. Capacidade de armazenamento e autonomia para extração, transformação e carregamento

  3. Self-Service na Preparação de Dados

Análise e Criação de Conteúdo

  1. Integração Analítica Avançadas

  2. Dashboards Analíticos.

  3. Exploração Interativa Visual

  4. Exploração e Criação por Mobile

Compartilhamento de Informações

  1. Incorporação Conteúdo Analítico

  2. Distribuir Conteúdo Analítico

  3. Colaboração e BI Social


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page