Quadrante Mágico do Gartner 2016.
Na semana do dia 08/02/2016 o Gartner liberou a divulgação do Quadrante Mágico 2016 relacionado a Business Intelligence. O relatório aponta uma tendência de migração da decisão de compra de soluções de BI - antes controlada exclusivamente pela área de TI - para as áreas de negócios devido a crescente facilidade de uso e independência criada pelos softwares. Gartner
O Gartner é uma empresa reconhecida mundialmente pela qualidade de suas informações e pelo compartilhamento de seus relatórios que mostram a posição de cada concorrente, com base nos critérios de capacidade de execução de cada fornecedor, juntamente com seus pontos fortes e fracos, sobre o mercado analytics e business intelligence, dentre outros segmentos. Transformação
Nos últimos anos a decisão de compra de plataformas de BI e análise de dados migraram gradualmente da área de TI para as áreas de Negócio, a medida que os requisitos de gerenciamento centralizado, governança e escalabilidade foram contrabalanceados pela agilidade e autonomia do usuário. A evolução e a sofisticação dos auto-serviços de preparação de dados e descoberta disponíveis no mercado mudaram o foco dos compradores no mercado de BI e Plataformas de Dados. Através de ferramentas de acesso fácil e uma grande gama de processos de análises de dados que não requerem envolvimento significativo da TI para preparar previamente as informações para análise.
Principais Mudanças
Dentre as previsões apontadas na pesquisa, os principais pontos são que até 2018 a maioria dos usuários de negócios e analistas terão acesso a erramenta de BI self-service (Como o QlikSense) para criar análises com liberdade, demonstrando a evolução das plataformas modernas de B.I. que apresentam governança, descoberta de dados e o desenvolvimento da linguagem natural para criação de indicadores e gráficos.
Outro fato importante foi o rebaixamento de importantes players de mercado como a SAS, SAP, MicroStrategy, e IBM, juntamente com a retirada da Oracle da lista.
Apenas 3 fornecedores permaneceram no quadrante de líderes de mercado, a Qlik, pelo 6° ano consecutivo, Tableau e a Microsoft.
Como acontece a avaliação
Infraestrutura
Administração da Plataforma de BI
Nuvem BI
Segurança e Administração de Usuários
Conectividade com Fonte de Dados
Gestão de Dados
Governança e Gestão de Metadados
Capacidade de armazenamento e autonomia para extração, transformação e carregamento
Self-Service na Preparação de Dados
Análise e Criação de Conteúdo
Integração Analítica Avançadas
Dashboards Analíticos.
Exploração Interativa Visual
Exploração e Criação por Mobile
Compartilhamento de Informações
Incorporação Conteúdo Analítico
Distribuir Conteúdo Analítico
Colaboração e BI Social