top of page

Impactos em um ambiente de TI sem monitoramento.


Você já ouviu a frase: "O sistema está fora do ar."? Muito provável que sim. Falhas de sistemas são comuns em estabelecimentos e empresas, eu nessa situação me sinto frustrado, imagino que com você não deve ser diferente, afinal nosso tempo é jogado no lixo. Mas não se engane, nós não somos os únicos prejudicados dessa história, a empresa que presta o serviço também é, pois essa indisponibilidade no sistema gera prejuízo ao negócio.

Quando um servidor ou sistema fica indisponível, uma empresa deixa de faturar inúmeras vendas; Aumenta seu tempo na fila de espera, assim gerando insatisfação de seus clientes; Sofre com outras burocracias, como a impressão de notas fiscais. E na era das informações, isso tudo é imperdoável. Então lembre-se que tudo isso pode ser facilmente evitado através do monitoramento de sua infraestrutura.

Hoje em dia as empresas são cada vez mais dependentes do bom funcionamento dos seus sistemas, com isso a supervisão dos recursos computacionais é um dos pilares para a otimização das atividades da organização.

Partindo deste contexto vou mostrar quais são os impactos que a falta de monitoramento da infraestrutura pode causar ao desempenho de sua corporação.

Identificação de problemas:

Sem o monitoramento não é possível ter uma visão ampla do que está acontecendo em sua infraestrutura de TI, assim a percepção sobre o funcionamento de serviços, sistemas e equipamentos é prejudicada. A identificação, prevenção e solução de riscos antes que afetem a disponibilidade de seu negócio é impossibilitada.

Lentidão em serviços e sistemas:

Quando há lentidão nos sistemas e serviços, o desempenho dos usuários (consumidores e funcionários) é reduzida. Sem o monitoramento adequado de seu ambiente, fica complexo identificar o motivo da lentidão.

Demora na correção de incidentes

Na ausência do monitoramento, os profissionais de TI (responsáveis por manter os sistemas em pleno funcionamento) perdem muito tempo na identificação dos problemas, logo o retorno do sistema ao ar é mais demorado, pois os profissionais ficam reféns a inúmeros testes, afinal eles não sabem em qual camada está ocorrendo o incidente.

Custo operacional:

Vamos analisar o cenário, onde os funcionários ou clientes de sua empresa encontram problemas de lentidão ou paralisação dos sistemas durante o momento de maior fluxo do dia. Esse problema irá resultar em valores negativos ao negócio. Por isso é importantíssimo uma visão de toda infraestrutura de TI, afinal o custo de monitoramento é menor que um déficit causado por falhas nos sistemas.

Investimentos inadequados:

A falta de monitoramento faz com que os analistas de TI dimensionem sua infraestrutura baseada em suposições. Trabalhando com informações superficiais, decisões de investimento em equipamentos podem ser tomadas erroneamente, visto que algumas falhas podem ser na configuração do sistema ou no balanceamento de dados entre servidores, assim evitando que invista em um novo ambiente.

Segurança do seu negócio:

A segurança de sua infraestrutura pode estar em risco devido a arquivos maliciosos na rede ou até mesmo a ataques de hackers mal-intencionados, assim colocando em perigo os dados da empresa. A presença do monitoramento auxilia sua equipe de TI a prevenir as ameaças citadas.

Quer garantir que seu negócio não sofra com os problemas indicados acima? Entre em contato com um de nossos especialistas para tirar suas dúvidas.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page