Por que trabalhar com Business Intelligence em sua empresa?
"Quem tem a inteligência, tem o poder!" (Gabriel Almeida, 2017).
O mercado não permite o erro no desenvolvimento de estratégias. Para expandir seu negócio, são necessários três pontos importantes:
1 - ) Aumentar seu número de clientes;
2 - ) Aumentar a frequência de consumo de seus clientes;
3 - ) Aumentar seu ticket médio.
Ter informações mercadológicas, possuir dados sobre suas transações comerciais e saber analisar essas informações, irão lhe trazer um retorno financeiro inimaginável. Somente com informações e análises, é possível ajustar os três pontos citados a cima e alavancar sua empresa.
Para auxiliar na análise de informações, utilizamos o Business Intelligence - BI. Esse sistema organiza os dados do seu negócio, criando conteúdo de modelos estatísticos e analíticos. Ao criar visualizações gráficas, conseguimos ver dados históricos de mercado e informações sobre seu público consumidor. Dessa forma facilitando as tomadas de decisões com foco na eficiência dos resultados.
Por que utilizar o BI?
O uso de informações com o objetivo de criar novas estratégias é a melhor decisão dentro de uma empresa. Através do Business Intelligence você pode conhecer melhor sua concorrência, seus parceiros, fornecedores e clientes, também ficando atento à possibilidade de novos negócios.
É possível conhecer os sucessos e falhas internas de sua empresa, assim você pode manter ou mudar algum processo interno. O BI proporciona uma mudança rápida e eficaz em processos com deficiência, pois o gestor consegue identificar com mais clareza onde está o problema e assim tomar uma decisão.
Apenas armazenar dados dentro da empresa não agrega nenhum valor aos negócios. O que faz a diferença é utilizá-las de maneira estratégica e descobrir novas informações para que elas possam ajudar na tomada de decisões e no planejamento do empreendimento.
Caso de Sucesso
Em nosso blog já foram publicados alguns casos de sucesso, mas nunca tornei público o caso que mais chamou minha atenção.
Uma rede de mercados atacadista, tinha plena certeza que seu maior mercado consumidor era no estado de São Paulo, sendo assim, eles estavam direcionando um projeto de marketing para o estado do Rio de Janeiro, o projeto tinha como finalidade igualar o consumo do RJ com o consumo de SP. Durante o período de desenvolvimento do projeto de marketing, nós entramos com a implantação do BI, o projeto teste da aplicação era analisar estatísticas da área de marketing da empresa. Após colocar a ferramenta em produção e analisar os dados do departamento, foi constatado que o maior estado consumidor, era o Maranhão, logo houve uma mudança no projeto de marketing e a ferramenta QlikSense foi adquirida.
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