Kaizen, em busca do aperfeiçoamento

Talvez você já tenha ouvido falar de Kaizen, mas ainda não conseguiu entender de fato qual o verdadeiro significado dessa filosofia, que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações.


Kaizen é uma palavra de origem japonesa, construída por dois ideogramas: Kai, que representa mudança, e Zen, para melhor. O Kaizen pode ser aplicado em diferentes aspectos da vida: pessoal, familiar, social e profissional. Essa filosofia que hoje é utilizada no mundo inteiro, surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, na década de 1950. E é comumente creditada a Masaaki Imai, que é um dos principais responsáveis por esse movimento e também considerado por muitos como o pai do Kaizen. Na busca pela reestruturação dos processos industriais para que as empresas japonesas voltassem a ser competitivas globalmente, foram realizados estudos de projetos focados em qualidade, o que fez surgir o Método Kaizen.


Traga a sua equipe para navegar na melhoria contínua

Não apresente o Kaizen para o seu time apenas como mais uma metodologia, as pessoas precisam entender a verdadeira essência desta filosofia. O método humaniza o local de trabalho, elimina trabalhos e processos desnecessários e ensina as pessoas a detectar e eliminar o desperdício nos processos de negócios.


A cultura da empresa precisa estar alinhada com todos os colaboradores


Você já percebeu como é comum em algumas empresas os times realizarem cerimônias do Scrum, como a Dayle metting (a famosa reunião diária), apenas como um "status report", e não para alinhar a comunicação entre o time. Até mesmo em casos onde o Scrum master não está presente, alguns integrantes do time não veem a necessidade de realizar a cerimônia.


O ser humano tem por natureza a dificuldade de manter a constância em algumas ações, quando ele não vê sentido no que está fazendo. Por isso é muito importante que todos na organização estejam alinhados com a cultura da empresa e recebam treinamento sobre o conceito.


Como aplicar o Kaizen?


Para aplicar o Kaizen de forma eficaz, todos os envolvidos devem começar a pensar sobre o seu trabalho de uma maneira nova e questionar-se nos seguintes pontos:


  • Hoje: Qual é a condição atual?

  • Próximo: Qual é a situação desejada?

  • Novo: O que eu posso fazer para chegar a essa situação?


Não se preocupe se você não atingir o resultado esperado de cara, o mais importante é manter o foco na próxima ação que você precisará realizar para alcançar o resultado proposto. Por isso se trata de uma ferramenta de melhoria contínua.


Grandes resultados vêm de muitas pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo. (https://br.kaizen.com/)


Para responder às três perguntas citadas acima, o ciclo de melhoria contínua Kaizen possui os 7 seguintes princípios a seguir:

Você pode estar se perguntando, o que é Gemba?


Vamos a uma explicação rápida, pois da pra fazer mais um artigo só pra falar do Gemba. Gemba é uma palavra de origem japonesa que significa "o verdadeiro lugar". Ir ao Gemba para avaliar a situação atual, é ir ao local onde as coisas verdadeiramente acontecem. É entender que ir ao chão de fábrica é extremamente importante para conhecer as possíveis oportunidades de melhoria, não podemos desprezar todo o conhecimento que pode ser adquirido ao conversar com aqueles que veem o processo acontecer todos os dias, que conhecem as falhas e que podem ter ideias que resolverão os problemas. Com esse princípio vemos que os gestores devem abraçar a causa e incorporar a filosofia na execução de suas atividades.


A aplicação do Kaizen utiliza o ciclo PDCA, ou seja:


  • Planeje: desenvolva uma hipótese;

  • Faça: execute o experimento;

  • Verifique: avalie os resultados;

  • Aja: aperfeiçoe sua experiência e inicie um novo ciclo.


Não existe uma fórmula mágica para mudança. "Grandes resultados vêm de muitas pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo." (https://br.kaizen.com/)


Tenha em mente de que você estará sempre em busca de aperfeiçoamento e não da perfeição. O Kaizen nos ensina a importância de manter o foco nas ações, para reduzir o desperdício de tempo, e consequentemente aumentar a produtividade. Se você tem dificuldade para manter o foco e administrar melhor o seu tempo, sugiro que você use técnicas que possam te auxiliar com isso, como por exemplo: a técnica do pomodoro, é um método de gerenciamento de tempo muito eficaz. Com certeza irei abordar mais sobre esse assunto em um próximo artigo.


Não esqueça que ao adotar a metodologia é importante lembrar: Kaizen é uma filosofia, o que significa que uma vez adotada, deve ser incorporada.


Se você gostou desse conteúdo, e gostaria de conhecer mais sobre Kaizen, entre em contato conosco!



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.

VAMOS EM FRENTE JUNTOS

Siga a FullBP

  • LinkedIn - White Circle
  • White Facebook Icon

Ligue para a FullBP! (11) 2893-5568

Site versão 3.5 - Gabriel Almeida

Rua Bom Pastor, 2224 - Sala 1301. Ipiranga - São Paulo/SP - Brasil

CEP 04203-002