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4 passos para o sucesso de marketing e vendas com menor budget.


Com a situação econômica que estamos vivendo por conta da crise, muitas organizações estão enxugando os orçamentos para reduzir custos, despesas e cortando iniciativas que haviam sido planejadas anteriormente.

Esse cenário gera desconforto para os gestores de todas as áreas que precisam aumentar os ganhos financeiros da empresa, com um budget menor.

Normalmente, a área de marketing é uma das primeiras a serem impactadas com a redução do orçamento. E quando isso acontece, ter que planejar tudo novamente e rever as ações que já estavam programadas, dá a sensação de que o trabalho vai perder a qualidade e o foco.

Mas saiba que é possível sim encontrar uma maneira de equilibrar os resultados de marketing com o novo budget da área.

Com uma gestão de processos planejada, o resultado pode ser surpreendente. Veja como iniciar as análises e saber como decidir as mudanças na área de marketing:

1. Reavalie tudo o que envolve a área de marketing.

É hora de fazer uma auditoria no departamento para mensurar o ROI (retorno sobre investimento) de cada iniciativa planejada e se adequar a redução de custos. Para isso, analise com atenção e com base em SLA (Service Level Agreement) os resultados das ações entregues pelos prestadores de serviços como as agências de publicidade, comunicação e eventos, além dos demais fornecedores.

Nesse momento, você precisa entender se os resultados estão atingindo os objetivos de negócio da organização. Se for o caso, converse com o prestador de serviço e tente encontrar uma solução para melhorar o resultado final. Trabalhar com metas é uma boa saída. Se não der certo, avalie a substituição do fornecedor.

2. É hora de vender.

Marketing e vendas sempre caminham juntos. O trabalho desenvolvido pelo marketing tem o objetivo de suportar as ações da área comercial. Aproveite a redução de orçamento e priorize as iniciativas de marketing que realmente vão impactar no volume de vendas. Em momento de instabilidade financeira é recomendável optar por estratégias que tragam leads de vendas e melhorem os resultados financeiros.

3. Análise SWOT.

Com uma ferramenta de Business Inteligence (BI) é possível integrar dados e obter uma análise estruturada para avaliar as oportunidades, ameaças, pontos fracos e fortes das campanhas executadas. A partir disso, defina as ações de marketing certeiras para obter o resultado desejado e aja com foco.

4. Perdas e ganhos.

Feito tudo isso, liste as perdas e ganhos que foram obtidas a partir da correção de rotas com o novo planejamento de marketing e faça um balanço do desempenho da área.

Uma Plataforma Analítica ajuda a apurar e analisar os dados necessários para uma tomada de decisão correta. Em momentos de instabilidade econômica, utilizar dados reais e organizados para a tomada de decisão é essencial para garantir os resultados de marketing e vendas.


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