top of page

Business Intelligence e dashboards customizados: use os dados a seu favor.


Todo gestor sabe o que deve e quer ver em um relatório de métricas, e muitas organizações e mercados possuem particularidades infinitas em relação ao que mensurar para indicar o sucesso da operação - os populares KPI (key performance indicators).

Dependendo do nível de maturidade que a companhia se encontra, é possível utilizar interfaces únicas para criar processos e métricas de análise dos dados. No entanto, a medida que a organização vai se estruturando, o formato “modelo padrão” nem sempre funciona. E isso pode ser um problema.

Isso ocorre porque com a evolução do negócio, as particularidades de cada área e até mesmo o modelo de gestão se evidenciam. É aí que surge a necessidade de visualizar os dados do seu jeito, de acordo com a sua demanda.

Mas como? Utilizar uma ferramenta de Business Intelligence que permita customizar relatórios e dashboards, por exemplo, pode ser uma alternativa.

Assuma a liderança do segmento

Uma empresa do segmento de moda, por exemplo, que a cada estação do ano lança novas coleções, ao usar uma ferramenta de BI flexível, consegue criar métricas para analisar a aceitação do consumidor em cada região do país, observando o desempenho de vendas por cidade e sazonalidade, se for o caso.

A companhia pode ainda utilizar o dashboard para estabelecer as mesmas métricas de comparação dos seus produtos com a concorrência. Para isso, basta consolidar as informações e cruzar os resultados da sua empresa e da concorrência, considerando o mesmo período para análise. Desta forma, você pode mapear que a marca Y, que tem uma coleção parecida com a sua, vendeu mais no Nordeste e Norte e empatou com você nas regiões Centro-Oeste e Sul.

Com essas informações em mãos é possível rever a estratégia de marketing adotada nessas áreas para corrigir a rota e traçar um novo plano de vendas para melhorar o resultado. E esse acompanhamento pode ser feito em tempo real, o que permite que você assuma a liderança ainda no período vigente da nova coleção.

Confira mais benefícios para o seu negócio com o uso de um software de BI customizável:

  • Analisar as informações da forma mais adequada para cada área. O RH, por exemplo, consegue criar processos e KPIs que são importantes para o departamento, além de se comprometer com as metas gerais da organização.

  • Criar relatórios visuais e ricos na criação de cenários. Com este modelo de plataforma é possível, por exemplo, usar o recurso de storytelling para apresentar os dados, o que torna a apresentação mais leve e agradável.

  • Aumentar a produtividade da equipe e identificar com rapidez processos que não estão sendo desempenhados como o esperado.

  • Explorar múltiplas fontes de dados em um único aplicativo sem atrapalhar a produção operacional.

  • Todos os departamentos podem utilizar a ferramenta. É possível customizar o acesso às informações de acordo com o cargo e área.

  • Ter a possibilidade de definir as informações que deseja analisar no seu dashboard e ainda cruzá-las com os dados de mercado é uma estratégia de negócio diferenciada para a companhia.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page